Marinha Grande comemora<br> 18 de Janeiro de 1934
As comemorações do 18 de Janeiro de 1934, na Marinha Grande, decorrem este ano sob um forte movimento de protesto contra o pacote laboral e em defesa do sistema público de segurança social.
O ponto alto do programa que assinala a passagem de mais um ano sobre este marco da luta do movimento operário no nosso País volta a ser o conjunto de iniciativas previstas para o próximo dia 18, com relevo para a romagem aos cemitérios de Casal Galego e da Marinha Grande, às 10 horas, onde serão depostas flores nas campas dos que foram feitos prisioneiros por participarem no movimento de 18 de Janeiro de 1934.
Um pouco depois, pelas 11,30 horas, haverá também deposição de flores no Monumento ao Vidreiro, seguido de intervenções sindicais, após o que se seguirá a actuação do grupo de percussão «Tocandar». À tarde, com início às 16 horas, no Sport Império Marinhense, os que ali se deslocarem terão ensejo de assistir a uma «representação teatral, danças e cantares» a cargo do Grupo Cultural «Reviver o Passado», da Praia da Vieira, e da Associação Sindical União dos Reformados Pensionistas e Idosos da Marinha Grande (ASURPI).
Mas não se ficam por aqui as comemorações do 18 de Janeiro de 1934 que, tal como em anos anteriores, são organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira. A primeira acção enquadrada na passagem da efeméride ocorrerá já no dia 11 de Janeiro e será especialmente dedicada às crianças a quem serão distribuídas lembranças, depois de um lanche. O local escolhido é a Colectividade da Ordem onde, antes, pelas 15 horas, decorrerá um espectáculo infantil com palhaços, malabaristas e outras representações sob a responsabilidade do Gabinete de Animação da Escola Profissional e Artística da marinha Grande (EPAMG).
Para o dia 16, quinta-feira, programado está um colóquio no auditório do Sport Operário Marinhense, subordinado ao tema «1934 – 2003 e a luta dos trabalhadores», que contará com a presença de um membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, e a que se seguirá um momento de poesia por Norberto Barroca.
No dia 17, sexta-feira, será a vez de um jantar na Colectividade da Ordem assinalar as comemorações. O preço é de € 6 por pessoa e as inscrições, segundo nota do Sindicato à imprensa, podem ser feitas na sua sede ou nas empresas, junto dos delegados sindicais, até amanhã, sexta-feira, dia 10.